CURTAM MINHA PÁGINA

Adicione na sua agenda e nos envia uma mensagem com seu nome cidade e estado.Não é grupo é lista de transmissão.Assim receba todos os dias uma palavra de Deus pra sua vida.

Posted by Assembleia de Deus - Um Novo Tempo on Terça, 30 de junho de 2015

NOTÍCIAS

RSS atualizado do Gospel +. Powered by Notícias Gospel

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quando Chega a Solidão





"Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões, vigio, sou como o pardal solitário no telhado" Sl 102:6,7



Esse Salmo, traduz duas situações de declínio: A de Davi (doente) e a de Jerusalém (abatida por estrangeiros, com muros derrubados e Israelitas levados cativos). Dentro desse cenário, o Salmista traça, no decorrer dos versos, um paralelo entre ele e Jerusalém. Apesar de triste, ele sente esperança : Jerusalém seria reedificada e exaltada, ele, teria sua descendência firme perante o Senhor (Sl 102: 13 e 28).Ainda no Salmo, Davi se compara a três pássaros: Pelicano, mocho e pardal. Qual seria o significado das comparações?


Pelicanos vivem em grupos, muitas vezes numerosos, nas margens dos rios, lagos, águas estagnadas e ao longo de praias marinhas. Alimentam-se principalmente de peixes; encontram-se da Europa sul oriental à Índia, e, na África, até o lago Niassa.

Essa ave, jamais, por livre vontade, escolheria o deserto. A não ser que um fenômeno da natureza a leva-se para lá. No museu Goeldi, Itaituba, Pará, existe um exemplar de pelicano. Por algum motivo extraordinário ele veio parar no Brasil, no Rio Tapajós. Um desequilíbrio ambiental o trouxe a um País que não é habitat natural da espécie. Apenas em situação semelhante, um pelicano, seria encontrado no deserto. Não por livre escolha, mas forçadamente. Para chegar ao deserto, o pelicano teria que se distanciar de seu grupo, sozinho e faminto com certeza adoeceria e morreria.


Toda essa situação, descreve o momento pelo qual Davi passava: Deixaram-no os amigos, os inimigos (visíveis e invisíveis) o afrontavam (v 8). Sofria: febre, dores, fome, solidão e tristeza (verso 3 a 11). Aos poucos, as "zonas marítimas" foram "secando" e o alegre pelicano se viu no "deserto", um lugar que não era seu "habitat natural". Na juventude, fora saudável, guerreiro, cheio de amigos e vencedor perante inimigos. Na velhice, solitário, cheio de dores.


"Sou como um mocho nas solidões"

Um mocho, ou coruja, é uma ave noturna e solitária. Davi mocho, se conforma com as situações advidas da velhice, reconhecendo-as como inevitáveis. Não se queixa com Deus, admite sua fragilidade. Ser "mocho nas solidões" não lhe era espantoso, mas natural.


"Vigio, sou como o pardal solitário no telhado"

Pardais são aves comuns por toda América, fazem seus ninhos em árvores e telhados. No telhado, saltitam de um lado para outro, observando tudo com graciosidade. É como se Davi quisesse expressar liberdade, como se o leito não o impedisse de está informado sobre tudo que ocorria em Jerusalém. O telhado seria uma espécie de torre de vigia e é de lá que ele descreve o declínio e a glória de Sião (v 13-22)

Concluindo: Servos de Deus se assemelham a pelicanos no deserto quando enfrentam situações adversas sem compreenderem os motivos que os conduziu até elas. Tal qual Jó: pássaro robusto surpreendido por um vento contrário, lhe impelindo ao deserto. A Bíblia, contudo nos assegura: "Fiel É Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis suportar" I Cor 10:13

Poderemos encontrar silêncio nesse deserto, porém, saibamos que Deus ali está a nos falar. A nós, cabe a missão de em todo o tempo confiar.

Wilma Rejane.

Nenhum comentário:

..:: DEPOSITE SUA OFERTA DE QUALQUER VALOR ::..

SEJA UM MANTENEDOR

SEJA UM MANTENEDOR
Escolha uma de nossas contas e deposite sua oferta de qualquer valor, pois Deus ama ao que da com alegria.

ESCOLHA A MELHOR FORMA

ESCOLHA A MELHOR FORMA